Registro de ações do grupo teatral Dalapagarapa e seus membros, do Ponto de Cultura PRAVOAR e parceiros, e políticas públicas de cultura.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Sim Vale a pena 2.
Estou na batalha pelo Programa de Valorização do Artista. De volta ao Departamento de Cultura, agora como Chefe de Desenvolvimento Cultural, estou encaminhando pessoalmente o Projeto. Já faz um ano esta romaria. Primeiro convenceu-se o Diretor de Cultura, Marcos Favaretto, depois o Prefeito que pediu, e estou fazendo os encaminhamentos necessários. Depois o Conselho Municipal de Cultura, que após considerações melhorou o projeto.O mesmo foi encaminhado para o Jurídico do Executivo que não viu óbices ao projeto; agora o mesmo será encaminhado para o aval da Secretaria de Planejamento e só então seguirá para a Câmara Municipal, onde travaremos uma nova e urgente batalha.
Sim. Vale a pena!
Hoje experimentamos daqueles momentos que ficam em nossa mente por muito tempo. Sensações agradáveis que sentimos somente ao percorrer o caminho de nossa missão. Na escola "Joaninha Gilberti", para mais de 400 crianças, em duas sessões seguidas, um grupo de alunos surdos, foi tratado com dignidade e respeito, graças (também) ao milagre da expressão teatral. "Sem Palavras" é como se decidiu chamar o grupo, criado a partir de parceria realizada entre a Escola "Joaninha Gilberti" de Sertãozinho e o Ponto de Cultura PraVoar, sob a batuta do grande companheiro de caminhada o Professor e ator Juliano Barbosa e a carinhosa Professora Josiane. Crianças de vários bairros da cidade expressando a sua teatralidade, ofereceram para seus amigos um verdadeiro show de expressão, misturando bom humor e muita sensibilidade. Ergo minhas mãos para o céu e agradeço a Deus por ter vivido este momento sublime da arte de desenvolver cultura. Valeu, "Sem Palavras". (Postarei as fotos em breve!)
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Semana da Criança: Alegria para a criançada e muita diversão.
Agitada e muito gratificante a nossa tradicional maratona de apresentações na Semana da Criança.
Começamos na Noite do Pijama da Escola Sonhos e Mimos, no dia 8 de outubro a noite. Foram duas horas intensas de show, com diversão, teatro e muita gargalhada com os Palhaços Pistolinha (Toninho Costa) e Salgadinho (Sérgio Coelho). Na manhã do dia 9, sábado, Pistolinha agitou com a criançada da Catequese na Água Vermelha em Sertãozinho, a noite a Festa foi no Belo Horizonte do Tamburí (Sertãozinho), no dia 13 de outubro duas sessões exclusivas (manhã e tarde) no Teatro Municipal de Sertãozinho para o Magia do Circo; e na quarta feira a noite quem nos recepcionou foi a criançada da Fundação "Aparecido Savegnago", onde apresentamos o espetáculo Palhacesco, com Mequetrefe (Juliano Barbosa), Pistolinha e Sérgio Coelho na sonoplastia. No sábado estivemos em Barrinha, na festa do nosso grande amigo Luís. A maratona encerrou-se no dia 17 de outubro (domingo), com apresentação de Mequetrefe e Salgadinho na festa da Fundição Moreno.
Silêncio Cultural
Me preocupa o silêncio cultural. Há movimento, porém acompanhado de um incômodo silêncio. Temos grandes artistas, com grande influência política, cientes dos seus desafiios e com grande capacidade propositiva e executiva,mas estamos dispersos. Precisamos nos encontrar para avaliar o caminho percorrido e renovar nossas esperanças. Não há como plantar se o solo não estiver preparado. A semente não germina em terra dura e seca, a terra precisa ser revirada, mexida de um lado para o outro, precisamos sair de nossa zona de conforto ocupar espaço e cumprir nossa missão.
Assinar:
Postagens (Atom)