O Conselho Municipal de Cultura definiu, na manhã desta quinta-feira, 9 de junho, a data para realização do 4o. Fórum Municipal de Cultura. O evento que pretende reunir artistas de diversas linguagens culturais, ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho. O tema do Fórum será: Fundo Municipal de Cultura: instrumento de valorização do artista. A intenção é chamar a atenção para esta ferramenta de apoio cultural e as reais necessidades dos artistas, sobretudo sua valorização (e valoração). É o primeiro Fórum organizado pelo Conselho Municipal de Cultura, uma vez que nas duas últimas edições o evento foi totalmente organizado pelo Departamento de Cultura. A primeira edição surgiu da mobilização de vários artista interessados na definição de uma política cultural e que organizaram o Primeiro Forum de Cultura, em abril de 2004.
De 1 a 6 de Julho as Câmaras Setoriais se reúnem e para debater e apresentar suas propostas.
Novidades (Propostas a serem definidas) do 4o. Fórum.
O Conselho de Cultura pretende ampliar os envolvidos no debate da definição das políticas culturais. Entendendo a transversalidade das ações Culturais pretende-se envolver empresários, ongs associações, clubes de serviços e outras Secretarias para que possam propor ações a partir da compreensão das ações que Artistas, Conselho e Departamento de Cultura e Turismo tem promovido.
Para isso propomos que no Fórum haja momentos específicos: um momento direcionado para potenciais fruidores culturais, ou seja, o cidadão que contempla, observa ou consome produtos culturais, uma feira de produtos culturais com exposições artísticas, shows e oficinas, e uma roda de conversa com debate do tema do Fórum voltado exclusivamente a artistas e produtores culturais.
Ao final, na manhã de sábado, por exemplo, os artistas poderão deliberar pela extinção ou criação de novas Câmaras Setoriais, bem como escolher os novos representantes nas Câmaras Setoriais e a nova configuração do Conselho Municipal de Cultura.
Constatação.
O Fórum de Cultura enquanto espaço de debates deve ser redescoberto pelo artista e apresentado a comunidade. Deve ser reconhecido com instancia de deliberação, que propõe e que anseia pelo atendimento às suas demandas. A sua credibilidade será certificada no momento em que conseguirmos inverter as prioridades nas ações governamentais, que ocorrerá somente a partir de uma ação firme de nós artistas, gestores e produtores culturais.
Não será novidade se houver repetição de propostas, contudo há um outro cenário no que diz respeito a instrumentos legais para que nossas demandas sejam atendidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário