sábado, 28 de maio de 2011

Mostra de Talentos Especiais recebeu "O Buraco", dia 28 de maio, em Monte Alto.

Neste sábado, dia 28 de maio, o Dalapagarapa apresentou no Teatro Municipal de  Monte Alto,  seu esquete "O Buraco". O trabalho integrou a Mostra de Talentos Especiais, promovido pela AGCIP (Associação de Gestão Cultural). O evento reuniu cidades do interior paulista em um encontro que reuniu alunos especiais de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A experiência foi enriquecedora. Pudemos conhecer os trabalhos dos alunos e a Mostra que ocorre há oito anos em Monte Alto. 

O Buraco -  (Assista)
Criado a partir de uma construção coletiva (Juliano José e Toninho Costa), a partir de um exercício para atores,  o Buraco "está em cartaz" (embora a gente não tenha feito nenhum cartaz dele), há mais de dez anos. Ele foi criado para um treinamento empresarial ,   em 1998 (no milenio passado) . Depois, remontado,   reestreou num ato contra a ALCA, em 2001, (nesse novo milênio)  na Câmara Municipal de Ribeirão Preto e de lá para cá fazemos pelo menos umas dez apresentaçoes por ano, nos mais diversos locais, para as mais diferentes abordagens. Participou de momentos históricos além da luta contra ALCA, abriu a primeira Conferência Intermunicipal de Cultura, em 2005, no Teatro Municipal de Sertãozinho, e foi encenada em Goiânia durante Encontro Nacional  de Fé e Política. 
Palhaço Pistolinha e Mequetrefe -  Esquete já foi apresentada em Goiás. 
Salgadinho e Pistolinha: "O Buraco é muito fundo!" A história retrata as trapalhadas de um palhaço para tirar seu companheiro que caiu num buraco. Simples, não?  A situação  inusitada, abre espaço para refletirmos temas como humildade,  disciplina, solidariedade, trabalho em equipe, organização, comunicação, paciência e conquistas. São vinte minutos de alegria,  diversão e reflexão. 
Ficha Técnica
Argumento: Juliano José e Toninho Costa
Direção: Toninho Costa
Elenco - Juliano José/ Sérgio Coelho e Toninho Costa. 
Figurinos - Dalapagarapa. 

terça-feira, 24 de maio de 2011

"O Buraco" em Bebedouro.

 
Atores  na promoção
da Cultura Prevencionista. 
O Dalapagarapa apresentou, nesta terça feira, 24,  seu esquete "O Buraco" em Bebedouro, durante a SIPAT  (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) do Instituto IBENE.  O IBENE, é uma clinica de nefrologia que atende pacientes do SUS.  Após a encenação um divertido debate foi promovido entre os funcionários que analisaram o esquete e relacionaram com sua rotina de trabalho. Parabéns ao IBENE pelo importante trabalho que realizam e por nos oferecer esta oportunidade.
No último dia 14 de Maio estivemos também no Abrigo Nosso Lar em atividade dos funcionários da empresa White Martins, unidade Sertãozinho; lá  os palhaços Pistolinha e Salgadinho divertiram crianças e voluntários da Empresa!

Notas Políticas Públicas - Camara Municipal aprova o Programa de Valorização do Artista

Em sessão tranqüila camara aprova o Programa de Valorização dos Artistas. O projeto seguiu para sanção do Prefeito Municipal e será publicado no Diário Oficial, transformado na Lei 5205 de 25 de maio de 2011. Parabéns aos Vereadores que sem delongas, aprovaram o projeto. Parabéns ao Presidente da casa que atendeu nosso pedido de colocar o projeto na pauta, ao Prefeito que encaminhou, e a todos que fizeram e estão fazendo parte deste processo.
Contudo, deveremos ter muita paciência ainda: pois na próxima quarta-feira, 01 de junho o Conselho Municipal de Cultura analisa proposta de regulamentação da PROVAR. Depois  segue para análise do Jurídico do Executivo Municipal e posterior publicação. Paralelo a este processo dialogamos com o Departamento de Licitações que orientará a confecção  de edital. Vamos em frente. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Programa de Valorização do Artista - PROVAR será votado nesta terça feira em Sertãozinho.

Uma importante ferramenta de gestão do recurso público destinado ao desenvolvimento cultural, o PROVAR - Programa de Valorização do Artista será votado hoje,  terça-feira, na Câmara de Vereadores de Sertãozinho é o que informou a assessoria do Ver. José Aprígio, Vereador Presidente da Câmara Municipal de Sertãozinho.
O projeto visa a premiação de ações culturais de baixo custos via edital de seleção na modalidade concurso público. 
A ação tramitou por mais de um ano entre o Departamento de Cultura e Conselho Municipal de Cultura,  Prefeitura Municipal e secretarias. Passamos  por debates internos, convencimentos, pesquisas e visitas a cidades que aplicam programas semelhante.Tem sido um exercício de muito diálogo e paciência, atenderemos uma demanda real do artista sertanezino.
O Conselho de Cultura se reúne na próxima semana para analisar as propostas de regulamentação e do edital a ser lançado nos próximos 20 dias.  (Toninho Costa)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mostra de Teatro tem boa participação de público. Espetáculos foram de alto nível.

A Mostra de Teatro "Américo Rosário de Souza" terminou no último dia 14 de maio. Foram nove dias de belíssimos trabalhos. Todos os envolvidos Comissão Organizadora, Departamento de Cultura, Grupos Teatro e sobretudo o público estão de parabéns! A presença do público foi considerada excelente.

João Augusto, do Ponto de Cultura PraVoar,  manipula equipamento cênico
da Cia UPI GRUDI, durante 25a. Mostra de Teatro.
Beto (de bermuda) Confere detalhes para apresentação no dia 11 de maio.
Os espetáculos, de altíssimo nível, surpreenderam pela qualidade técnica e pelo trabalho dos elencos. Destaco o trabalho da Cia Upi Grudi, que encantou com O CANO, com momentos de graça e beleza cênica e musical. Na rua O LANÇADOR DE FOGUETES, da Cia de Pernas Pro Ar, foi muito envolvente, sendo, em nossa opinião o grande destaque dos espetáculos de rua. AGRESTE, o espetáculo de abertura da Mostra, também foi arrebatador. O trabalho cênico dos atores, as soluções de cenário e iluminação chamaram muito a atenção pela coerencia e sintonia com a interpretação dos atores. 
 O DALAPARAGAPA, presente no dia 11 de maio, não deixou por menos. A comédia CABRAL (confira imagens - Fotos de Paulo Honório), A ESQUADRA SE DEU MAL arrancou risos e gargalhadas da platéia que se divertiu e aprovou o trabalho do grupo sertanezino.
Crianças do Distrito de Cruz das Posses se divertem com "Ana Alta disse não!"
de Catanduva-SP

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOTAS POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO ARTISTA JÁ ESTÁ NA CÂMARA MUNICIPAL

O Prefeito Nério Garcia da Costa encaminhou o PROVAR – Programa de Valorização do Artista para a Câmara Municipal de Sertãozinho. O Projeto de Lei encaminhado, é “fruto de estudos efetuados pelo Departamento de Cultura em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, que visa estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do produtor e do autor no desenvolvimento cultural da cidade, promovendo a inclusão cultural e estimulando dinâmicas culturais locais e a criação artística, contribuindo na promoção de efetivas condições para o exercício da cidadania cultural a todos os sertanezinos.” diz o Prefeito em mensagem encaminhada à Camara Municipal.
Para o Chefe de Desenvolvimento Cultural, Toninho Costa, o PROVAR “representa um avanço significativo para o setor, pois, premiará projetos culturais, de baixo custo, com reconhecido mérito cultural, transformando em ação concreta o desejo de respeitar e valorizar o artista sertanezino”. Marcos Favaretto, Diretor do Departamento de Cultura e Presidente do Conselho Municipal de Cultura (COMUC) complementa: “o PROVAR dará uma nova dinâmica para as ações do Departamento de Cultura, permitindo um apoio maior ao artista e sua produção. Esperamos com ansiedade sua aprovação!”
O Projeto de Lei tramita na Câmara Municipal de Sertãozinho e segue para votação no plenário após análise das Comissões. (fonte: Departamento de Cultura e Turismo)

Batalha teve inicio em 2003, no I Fórum Municipal de Cultura.
Reivindicação por programas neste sentido vem sendo solicitadas há muitos anos. Contudo, em 2003, no I Fórum Municipal de Cultura vários pedidos foram formalizados: criação do Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal, Secretaria da Cultura, espaços para produção cultural e outros. Em 2009, com maior abertura política por parte do governo municipal, tem sido possível implementar algumas de nossas solicitações, entre eles apoio às ações culturais de maneira perene e independente. 
O PROVAR, sozinho,  não é a solução  de nossos problemas, mas é um primeiro passo neste sentido. Cabe aos artistas, assim que ele for regulamentado e  o primeiro edital de seleção de projetos culturais for lançado, participar do processo para que em anos futuros o recurso seja ampliado e viablizem-se mais e mais projetos com custo mais elevado. 
A proposta inicial é investir inicialmente em projetos de cinco a dez mil reais, executáveis a curto prazo.
 A caminhada é longa e os passos fundamentais estão sendo dados!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mostra Nacional de Teatro de Sertãozinho começa no dia 06 de maio. Confira Programação.

O Dalapagarapa se apresenta dia 11 com a peça de João Guerreyro:  "CAbral ,  a Esquadra se deu mal!
Do dia 6 ao dia 14 de maio, o palco do Teatro Municipal “'Olympia Faria de Aguiar Adami” apresentará a 25ª Mostra Nacional de Teatro “Américo Rosário de Souza”. Além das peças no Teatro Municipal , a mostra oferece apresentações em espaços alternativos: nas praças 21 de abril e de Cruz das Posses e na Escola Elvira Arruda de Souza.
Como o principal objetivo é fazer com que a ida ao teatro seja algo democrático, os ingressos são vendidos a preços promocionais.

Acompanhe a programação e não deixe de conferir as peças que, como sempre, são de grande qualidade:


     
Programação no Teatro  
Data     Horário    Espetáculo    Cidade da Cia Teatral       
6/maio    20h30    Agreste    São Paulo       
7/maio    20h30    Minha Vontade de Ser Bicho    Curitiba       
8/maio    20h30    O Convite de Casamento    São Paulo       
9/maio    20h30    Até que o casamento nos separe    São Paulo       
10/maio    20h30    As Nuvens e/ou Um Deus Chamado Dinheiro     São Paulo       
11/maio    20h30    Cabral, a esquadra se deu mal    Sertãozinho 
    
12/maio    20h30    Belelê Balaio – uma comédia em cordel    Rio de Janeiro     
13/maio    20h30    O cano    Brasília     
14/maio    20h30    As Filhas da Mãe    São Paulo  

ESPAÇOS ALTERNATIVOS

7/maio    10h30    Amor por anexins    Goiânia - GO    Praça 21 de Abril     
7/maio    17h    Amor por anexins    Goiânia - GO    Cruz das Posses     
9/maio    17h    O Lançador de Foguetes    Canoas  - RS    Praça 21 de Abril     
10/maio    10h30    O Lançador de Foguetes    Canoas  - RS    Praça 21 de Abril     
14/maio    10h30    Ana Alta disse não    Catanduva - SP    Praça 21 de Abril     
14/maio    15h    Ana Alta disse não    Catanduva - SP    Cruz das Posses     
10 e 11/ maio    13h30    O Circo de Bonecos    Sertãozinho SP    Escola Elvira Arruda de Souza

fonte: www.sertaozinho.sp.gov.br; acesso 04 de maio de 2011)